
Como Lidar com Gatilhos Emocionais de Modo Equilibrado
Autoria:
Elba Ribeiro Cevero
Direitos Autorais:
Este texto está protegido por Direitos Autorais e sua reprodução ou uso em parte ou na sua totalidade estão proibidos.
Como Lidar com Gatilhos Emocionais de Modo Equilibrado
Gatilhos emocionais são reações e pensamentos que surgem em nós e estão ligados a experiências negativas que foram vividas no passado. Quando vivenciamos alguma coisa ruim no passado guardamos isso no inconsciente e quando estamos no presente e algo semelhante ao que passou acontece, o gatilho emocional é disparado pelo inconsciente e então temos reações e pensamentos iguais ou semelhantes às reações e pensamentos que tivemos quando vivenciamos a experiência negativa do passado.
Existem algumas maneiras de administrar e lidar com esses gatilhos para nos sentirmos melhor:
1 – Saiba identificar os gatilhos emocionais
Saiba identificar as suas emoções, preste atenção ao que está sentindo realmente, observe o que fez disparar o sentimento negativo em você, veja se foi algo que alguém falou, ou se foi alguma coisa que aconteceu, ou mesmo se foi alguma coisa que você pensou. Quando você aprende a identificar o gatilho que disparou a emoção fica mais fácil controlá-la.
2 - Faça anotações diárias das situações e coisas que podem ter disparado algum gatilho
Anote o que você sentiu, como você reagiu, o que você pensou, o que aconteceu antes do sentimento negativo surgir, observe o que você estava fazendo. Essas anotações farão você ter mais consciência das coisas, situações e pensamentos que podem disparar algum gatilho em você.
3 – Saiba reconhecer cada emoção
- Felicidade
- Raiva.
- Tristeza.
- Medo.
- Vergonha.
- Angústia
- Ansiedade
- Insatisfação
Cada sentimento tem uma característica, mas às vezes quando não prestamos atenção acabamos confundindo uma emoção com outra, isso pode fazer você ficar confuso e não conseguir identificar bem o que está sentindo, por isso procure reconhecer cada emoção para saber lhe dar com ela.
4 – Observe as reações do corpo
Cada emoção provoca uma reação diferente no seu corpo, por exemplo: o coração acelera quando estamos com medo, quando estamos com raiva o corpo fica mais quente, quando estamos ansiosos podemos sentir algum desconforto no abdômen ou no estômago. Quando você consegue identificar a reação corporal e ligá-la à emoção fica mais fácil reconhecê-la para saber lhe dar com ela.